Vejamos o significado de cada um deles.
Cianose é uma coloração azulada da pele, que é produzida por oxigenação insuficiente ou deficiente do sangue; essa condição é também denominada de anoxemia, ou doença azul. Altitudes muito altas podem provocar esse problema de saúde, devido á rarefação do ar.
Quando um indivíduo é acometido por esse problema, diz-se que ele está cianótico.
Cianose vem do termo ciano, que é uma coloração azul-esverdeada, sendo uma das cores básicas em fotografia ou impressão, também chamada de verde-água, azul-piscina, azul-ciano ou azul-escuro.
Os cianetos também estão relacionados ao ciano, por pertencerem a um composto químico que contém um grupo com esse nome (naturalmente, por causa da coloração típica).
E se você está imaginando que o veneno cianureto tem algo a ver com isso, você está absolutamente correto. Trata-se do mesmo composto ou produto, esses termos são equivalentes.
O cianureto, ou cianeto, foi o veneno usado por espiões durante a Segunda Guerra Mundial para cometerem suicídio, e do mesmo produto foi criado um gás tóxico que matou milhões de pessoas nos campos de extermínio alemães (o chamado Zyklon B, ou Ciclone B, originalmente criado como pesticida).
***
Com relação ao termo astenia, trata-se de uma redução ou perda da força física, fraqueza, debilidade. No caso disso afetar o sistema nervoso, isso é chamado de neurastenia (outros sintomas: irritabilidade, dor de cabeça, falta de sono). E se houver perda de força muscular considerável, com fadiga e exaustão do sistema, o nome disso é miastenia.
***
Nota: estas denominações são bastante simplificadas, em nível de dicionário, usadas apenas como referências. Uma descrição completa de cada doença ou condição só poderá ser feita por um perito médico nessa área. Este é um curso de português, não de medicina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário