quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Ninguém é inferior por ser analfabeto

Volto ao tema, meus caros.

Não tive como me esquivar à questão.

Pelo simples fato de que minha Mãe,

Dona Sebastiana Cangussú Saraiva,

que Deus a tenha,

era analfabeta.

E aqui que entra o paradoxo:

eu só me tornei professor por causa dos ensinamentos

de minha Mãe, além do incentivo que ela me deu nessa direção.

Ela, ao me pedir que escrevesse o que ditava,

ou ao me pedir que lesse pra ela,

de maneira alta e clara,

e explicasse as coisas,

me ensinou como aprender e ensinar a alguém

a própria língua.

Confesso a vocês: todos os  métodos didáticos e pedagógicos

que aprendi na faculdade eu tive que abandonar.

Não porque fossem inúteis, mas porque eu já tinha

um método melhor, que me foi ensinado por uma pessoa

analfabeta, e que só ela poderia me ensinar a ensinar

de maneira clara e simples para pessoas que tem dificuldade

em aprender.

Nos mais de dez anos que ensinei inglês, sempre fui

o melhor professor tanto dos níveis básicos quanto dos

avançados.

Mas principalmente dos básicos.

E todos os alunos reconheciam esta minha capacidade

de facilitar a aprendizagem, fossem eles executivos

de empresas multi-nacionais ou simples participantes

dos programas sociais das empresas, ou mesmo

faxineiros.

Em resumo, sempre lecionei da mesma maneira,

fosse o aluno o faxineiro ou o diretor da empresa.

E isso tudo me foi ensinado por uma pessoa analfabeta.

E agora, quem pode dizer que um analfabeto é uma pessoa

inferior, como se diz nos programas de alfabetização

que não conseguem resolver o problema.

O que será que está faltando mesmo?

Será que a questão é tão complexa assim?

Ou falta apenas o básico: BOA VONTADE?

Eu só sei uma coisa: cada um pode fazer algo

pelos compatriotas, da maneira e pelos meios que puder.

Aqui faço a minha parte, com homenagem hoje à Minha Mãe,

uma Analfabeta que foi minha MESTRA!

Dou um conselho, na verdade um ensinamento que recebi

de minha Mãe,

a quem precisa aprender

e ainda espera por algo do governo ou das "autoridades":

você morre doido esperando vontade de quem não quer!

Ou use um velho ditado: faça do limão uma limonada!

Eu sempre estudei em escolas públicas,

do jardim de infância ao doutorado.

Podem não ser a melhor escola, mas com certeza

O ALUNO também pode fazer a diferença na escola!

Não precisamos esperar que somente os professores

façam essa diferença!

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Como erradicar o analfabetismo?

Meus caros leitores,

acabei de escrever um artigo

para corrigir algumas palavras,

e agora leio um artigo sobre

erradicação do analfabetismo no Brasil.

Nesse artigo, para variar, as "autoridades" no

assunto inventam mil desculpas

para dizer que é impossível erradicar

o analfabetismo no Brasil a curto prazo.

Que isso levará décadas para ser feito,

por ser uma questão muito complexa!

Meus caros leitores amigos ou amigos leitores:

tenho certeza que concordam comigo:

o que essas "autoridades" falam é uma

GRANDE MENTIRA!

Tenho certeza absoluta que há MILHARES

de professores como eu neste país,

muitos com título de doutor, como eu,

que teriam o maior prazer em trabalhar

como alfabetizadores, recebendo uma remuneração

básica para o próprio sustento (o piso nacional já estaria de bom tamanho, visto que há estados que não o pagam),

pelo simples prazer de ensinar aos compatriotas

a própria língua.

Portanto, essa conversa de que levará muito

tempo para resolver o problema do analfabetismo

desta nação é uma deslavada mentira (principalmente com os recursos de internet que temos hoje),

é atitude de quem NÃO tem UM PINGO de boa vontade

para com o povo brasileiro,

de gente que se locupleta com o dinheiro público,

em vez de utilizá-lo para fazer o que precisa ser feito:

aplicar verba pública em projetos públicos de cunho social.

Como se eu não soubesse que eu e meus amigos tivemos

que criar uma empresa (de turismo) privada para que pudéssemos

obter dinheiro para apoiar nossos projetos SOCIAIS

E AMBIENTAIS POR FALTA DE LEI QUE INCENTIVE ISSO!

Ora, existe Lei de Incentivo à Cultura,

mas NÃO HÁ LEI que incentive ações sociais e ambientais!

Nas últimas eleições

EU MESMO ENVIEI MATERIAIS SOBRE

ISSO PARA MUITOS PARTIDOS POLÍTICOS

E ELES SEQUER

SE DIGNARAM

A ME RESPONDER!

Se eu aqui, sem vínculo empregatício nesse ramo,

trabalhando como autônomo,

posso contribuir para a melhoria do conhecimento

linguístico dos brasileiros,

por que é que alguém que está no poder,

tem verba, tem tudo nas mãos, NÃO PODE?

ISSO É MENTIRA, FALTA DE BOA VONTADE.

Aliás, não é nem falta de Boa Vontade,

é FALTA DE VONTADE mesmo!

Diz o ditado:

QUEM QUER FAZ!

Como que eu estou fazendo aqui,

e "ELES" não podem?

E olha que não faço só aqui,

como vocês sabem.

Eu faço o mesmo com a língua inglesa,

da qual escrevi uma gramática completa,

bilingue, destinada a quem não tem tempo

nem dinheiro para pagar ou frequentar um curso

de inglês.

E isso sem receber um centavo do governo para isso.

Vamos olhar a realidade como ela é,

porque desde a década de 70 que eu ouço

essa mesma ladainha dos políticos.

Se fosse verdade o que diziam, agora

já são décadas depois dos anos 70,

e o problema já teria sido resolvido.

No entanto, passaram décadas apenas repetindo

as mesmas desculpas.

Quem ainda vai acreditar nisso?

Vejam por si mesmos o que é aplicado da verba pública em educação (2%)
e o que é aplicado apenas para pagar juros da dívida pública (45%).


 

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Como escrever corretamente idiotice e idiossincrasia

Amigos,

quando virem por aí palavras

grafadas desta maneira: "idiotisse" ou "idiossincrassia",

sempre busquem um dicionário

para verificar a grafia correta delas.

E olha que eu testemunhei essas derrapadas

em blogues de gente que luta bravamente

pela cultura nacional ou contra o analfabetismo (alheio!).

Por favor: a maior idiotice (esta é a forma correta), ou modo de idiota

(estúpido, ignorante, imbecil), é pregar contra

o analfabetismo linguístico ou cultural, enquanto

se cometem os mesmos erros denunciados nos outros.

Pode ser idiossincrasia da minha parte, ou seja,

um temperamento que me faz reagir de maneira

muito pessoal ao ambiente circunvizinho,

mas, prefiro continuar ensinando e me corrigindo.

Aliás, recomendo a todos que se pretendem ensinar algo:

revisem seus próprios textos, no mínimo, duas vezes,

depois de publicados, para evitar que os enganos se perpetuem.

Contudo, sei muito bem que poucas pessoas

têm esse impulso contínuo de correção e revisão de si mesmo.

***

Outro detalhe: um dos blogues citados tem milhares

de visitantes que comentam os textos; fiz uma leitura

rápida nos comentários e não vi ninguém dizendo ao escritor:

desculpe-me, senhor, mas vossa senhoria, de tanto não falar nossa língua,

não sabe nem escrevê-la mais.

Por favor, queridos leitores, não deixem passar erros aqui!

Não se acanhem de apontar erros onde os virem!

Como se diz na linguagem popular,

"vá que" este blogue se transforme

num estrondoso sucesso (pela participação de vocês, é claro!)

e alguma editora queira reunir

meus artigos em livro!

Deus me livre de vexames presentes e futuros!

Imaginem se encontro um cara tão chato quanto eu

na fila de autógrafos, me apontando um dedo:

"Parabéns, meu caro! Mas ... na página tal tem erro!"

sábado, 4 de novembro de 2017

Teste seus conhecimentos

Pessoal,

um visitante deste blogue deixou

um comentário pedindo provas.

Casualmente, descobri que algumas universidades

de Porto Alegre disponibilizam suas provas

de vestibulares online.

Você pode se cadastrar ou não para fazer

determinadas provas.

Neste link você encontra as provas separadas

por disciplina da PUC-RS.

(essa página da PUC está fora do ar)

Neste, as provas da UFRGS.

Bom exercício.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Lista de palavras com ou sem hífen

Queridos leitores,

cliquem neste link

que vocês vão encontrar uma lista

de palavras e expressões com ou sem

hífen, escritas de acordo com o novo

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Verbos Transitivos Diretos

Verbos transitivos diretos são verbos que indicam que o sujeito pratica a ação descrita, que é sofrida por outro elemento, denominado objeto...