Estava eu andando pelo Centro de Porto Alegre quando deparei-me com uma barraquinha próxima ao Mercado Público, vendendo peixe frito, com uma enorme faixa com os dizeres: "projeto de psicultura".
Eu tinha uma imagem da faixa, mas a perdi.
Mas para provar que essa grafia não é tão impossível assim, encontrei sites na internet que escrevem essa forma, como neste artigo sobre piscicultura. Observem que até a URL contém a grafia equivocada.
Sou muito simpático ao adágio que diz não se deve dar o peixe, mas ensinar a pescar. No caso da Prefeitura de Porto Alegre, não estão fazendo nenhuma das duas coisas, pois o peixe frito é vendido na barraquinha, e a menos que "psicultura" seja um neologismo relacionado a psicologia e cultura, o que eles querem é ensinar a criar peixes, e não a pescá-los.
Piscicultura, esta a grafia correta, também chamada popularmente de aquacultura ou aquicultura, é a atividade de criar peixes e outros animais aquáticos.
A não ser, claro, que "Psicultura" seja um nome próprio, que tenha uma razão para ser assim. Nesse caso, retiro todas as críticas. Mas apenas nesse caso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Verbos Transitivos Diretos
Verbos transitivos diretos são verbos que indicam que o sujeito pratica a ação descrita, que é sofrida por outro elemento, denominado objeto...
-
Um amigo meu deu-me a dica desta palavra esdrúxula, esse neologismo caetanoso (de Caetano Veloso), que é auto-explicativo e também esclarec...
-
Verbos transitivos diretos são verbos que indicam que o sujeito pratica a ação descrita, que é sofrida por outro elemento, denominado objeto...
[...] de Português O que é “psicultura”?Eu intermedeio, e tu?Verbos Transitivos DiretosFiguras de Linguagem: [...]
ResponderExcluirEstava eu andando pelo Centro de Porto Alegre quando deparei-me com uma barraquinha próxima ao Mercado Público, vendendo peixe frito, com uma enorme faixa com os dizeres: “projeto de psicultura”.
ResponderExcluirComo uma imagem vale mais do que mil palavras, ei-la:
Eu não entendo muito de português mas a colocação pronominal na frase: "quando deparei-me" , não está incorreta????
EU GOSTARIA DE TER INFORMAÇÕES REFERENTE A CRIAÇÃO DE PEIXE, NÃO TENHO CONDICÕES FINANCEIRAS PARA PAGAR UM CURSO, POR ISSO PECO APENAS INFORMAÇOES.
ResponderExcluirMUITO GRATO.
OSMAR FRANCISCO DA GAMA
O que é “psicultura?
ResponderExcluirobrigado!!
@roselice: você tem razão, ali deveria ter sido usada uma próclise ao invés de ênclise. É que quando eu escrevi o texto escrevi "quando" e pensei "e", e o parágrafo acabou passando pela revisão.
ResponderExcluirObrigado pelo aviso.
@Osmar Francisco da Gama: eu adoraria poder ajudar, mas o meu negócio é Língua Portuguesa, e não piscicultura.
ResponderExcluirVocê não entendeu nada da mensagem! Na verdade eles estavam propondo um curso de psicologia para os peixes! ahahahahhahh uma mistura de pisi+psi. Nela, o peixe aprende que nasceu para servir de alimento para seres maiores!! kkkk
ResponderExcluirAbraços!
Gostei da conglusão da piscicultura.
ResponderExcluirGostei da coglsão da piscicultura.
ResponderExcluirSaiba de uma coisa!!!
ResponderExcluirVocê é um fresco!
Tenha mais ação na próxima vez.
Em vez de zombar da escrita que tinha no cartaz.
Faça algo para que as pessoas percebam o erro e que, desta forma, possam aprender.
óla profesor janio replay tudo bem , gostaria que me tirase uma duvida e possivel mudar a sua letra com caligrafias ou sua letra pode ser normal mesmo sei que preciso de uma boa reciclagem mesmo ,trabalhei com uma pessoa que ela ficava sempre me dizendo que eu tenho que mudar a minha letra e preciso urgente de caligrafia me mande o retorno viu.
ResponderExcluirum grande abraço
APARECIDA MEIRA
Professor, gostaria de fazer uma pergunta:
ResponderExcluirEstou lendo o livro "Dom Casmurro" de Machado de Assis.
Tenho uma dúvida de interpretação e gostaria de contar com vosso esclarecimento.
No capítulo V "O Agregado" que fala sobre José Dias, tem um trecho que diz o seuguinte:
"...José Dias deixou-se estar calado, suspirou e acabou confessando que não era médico. Tomara este título para ajudar a propaganda da nova escola, e não o fez sem estudar muito e muito; mas a consciência não lhe permitia aceitar mais doentes..."
Afinal, José Dias era médico ou não?
O problema é que as pessoas costumam ser como você: melindram-se por qualquer coisinha, não tem senso de humor, e provavelmente nem pegam mulher também (com tanto veneno dentro de si, até mau hálito devem ter).
ResponderExcluirPara que você acha que serve este site, criatura, se não é para ensinar as pessoas a escrever direito?
André, o trecho "acabou confessando que não era médico" não deixa dúvidas de que não, José Dias não era médico.
ResponderExcluirOu deixa?
Obrigado professor, realmente não deixa, só não entendo o palavrório que segue depois.
ResponderExcluiroi professor poderia me ajudar,tenho um filho de 14 anos que reprovou este ano na 8 serie em potugues,mas sempre desde o 1 ano teve problema em copiar materias do quadro,fiz tudo que podia ,oculos ,psicologa, mas passou nem sei como mas chegou ate na 8 serie,sei que precisa de ajuda,por fazer me de uma luz. Aqui não temos professores particulares,tem como ele fazer um curso de portugues,caligrafia....ficarei imensamente grata se for atendida.UMA mãe que precisa ajudar seu filho....obrigada ROSE.
ResponderExcluirRose, infelizmente não creio que pela Internet você vá conseguir a ajuda de que necessita para seu menino.
ResponderExcluirSugiro que você vá até a escola dele e procure o pessoal da orientação educacional (ou pedagógica), converse com os professores, que eles --- até por conhecerem melhor o caso do seu filho --- poderão indicar um caminho mais seguro para a solução do problema dele.
Lamento não poder ajudar de maneira mais efetiva.
Sou licenciado em matemática, gosto também de português, adoraria receber um curso e todo esse material, porém impressos gratuitos.
ResponderExcluirBoa noite pessoal sou Técnico em Agropecuária e disponso de varias informações sobre pisicultura, quem estiver afim dessas informações é só me passar um email que lhes envio!!!!!
ResponderExcluirmeu´email é nadilson.nunes@gmail.com!!
PISCICULTURA, Nadilson, PISCICULTURA!
ResponderExcluirE aproveita pra estudar um pouco.
Tem bastante material por aqui!
Vamos promover o bom aprendizado da língua!
Como veem, sou um professor INCORRIGÍVEL!
Abraço!
Ás vezes sou um pouco lento!
ResponderExcluirSó hoje, ao replicar a um comentário abaixo,
me dei conta do problema da "psicultura" acima!
É preciso estar atento e forte,
como diria Caetano!
Fiquei, bastante,feliz por ter acessado esse site.Sabe por que? Respondo:Porque escrevia Pisicultura da mesma forma da faixa da peixaria.Psicultura.Hoje quero externar meus agradecimentos ao Professor Gentil.
ResponderExcluirObrigado, Ernandes!
ResponderExcluirÉ pra isso que estamos aqui.
Abraço!
Olá professor eu trabalho com piscicultura e gostaria de melhorar o meu português, tenho muitos contatos e minha ortografia é ruim em que pode me ajudar
ResponderExcluirOi Cinthia,
ResponderExcluiro que posso fazer é recomendar a leitura dos textos do blog,
cujos assuntos você pode conferir no Mapa do site:
http://cursodeportugues.blogarium.net/mapa-do-site/
e lembrar que leitura e estudo contínuos são as únicas soluções para isso.
Abraço.
to afim de fazer o curso de psicultura quanto tempo demora é dificil?
ResponderExcluirCaro Roberto,
ResponderExcluirnosso único curso aqui é de português.
Abraço.