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A análise de documentos antigos e de entrevistas de campo ao longo dos últimos 30 anos está mostrando que o português brasileiro já pode ser considerado único, diferente do português europeu, do mesmo modo que o inglês americano é distinto do inglês britânico. [...] Veja no vídeo produzido pela equipe de Pesquisa FAPESP como a expansão do português no Brasil, as variações regionais com suas possíveis explicações e as raízes das inovações da linguagem estão emergindo por meio do trabalho de diversos linguistas.
Leia mais em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2015...
Após assistir ao vídeo sobre a língua portuguesa fiquei confuso. Seja qual for a origem, pais, região, tribo...que língua oficial instituições de educação e ensino dever usar para passarem o conhecimento? Ou da forma como qualquer indivíduo queria passar o conhecimento está certo? Compreendo que uma pessoa adulta esforcar-se-á a compreender o que o outro sujeito está dizendo, mas gostaria de entender qual será a língua (como principal meio de comunicação) oficial nas instituições? Minha instituição está na base da educação, ou seja, fase da alfabetização e eu e minha esposa estamos nos deparando com problemas que uma língua pobre pode causar no desenvolvimento do ser humano em vários pontos. Um entre muitos outros pontos seria o relacionado com a fonoaudiologia, o falar exerce um papel fundamental no desenvolvimento craniano do ser humano.
ResponderExcluirOlá Paulo,
ResponderExcluireu prefiro usar as gramáticas tradicionais, que cito de vez em quando em meus artigos;
não alardeio qualquer uso da língua.
Quem quiser depois de adulto que estude outros tipos de gramática.
Abraço.